A gente não pode negar a realidade, muito menos fugir dela. É preciso encarar de frente. E a verdade é que o cearense não é só praia-sertão, o Ceará é cinema, curte cinema e pinta com a tinta da sétima arte. Prova disso, é que o curta-metragem ‘Vida Maria’ revela o que é possível e o imaginado ‘impossível’ para um diretor de cinema em animação em um não-centro-de-produção-cinematográfica. Aí vieram prêmios do Animamundi e reconhecimento nacional para o diretor-produtor Márcio Ramos. Ele é fera! Amei o filme, animação muito envolvente e emotiva, demais!

Vida Maria Animação

Só tenho duas declarações a fazer: Tudo bem, já sabemos que é necessário rotular, qualificar, categorizar. É uma necessidade da mídia, e, até mesmo, dos seres humanos para organizar melhor as estruturas na mente. Mas sabemos também que é necessária a repetição para fixar, para memorizar, e, até mesmo, aprender. Por isso, o refrão das músicas, os decorebas impostos nas redes de ensino, as cenas idênticas em filmes diferentes, os bordões de grandes personagens, as redundâncias, enfim. Não é porque eu seja nordestina que eu tenha o dever de conhecer esse rótulo que nos caracteriza: o sertão, o castigo, a fome, a seca. Mas eu conheço, conheço mais porque os media, inclusive o cinema, não me deixa esquecer. Pela tecla repetida, pela exibição não contida, pela miséria estendida. Enfim… Enfim….Enfim…

Vídeo da Semana:

Comentários

  1. Marlio disse:

    Tava inspirada, heim?
    Belo texto! Belas idéias! :D

  2. Elaine Joyce disse:

    O curta é maravilhoso, é chocante, profundo e traz uma discussão muito interessante acerca da vida das muitas Marias do nosso nordeste brasileiro…
    Parabéns!!!

  3. Elizeth Pereira de Jesus Costa disse:

    Parabéns!!! O curta é uma realidade dura do nosso sertão nordestino. Reflito em quantas Marias existem espalhadas pelo nosso Brasil afora… Sofridas, castigadas pela vida imposta. Ao mesmo tempo, me curvo a todas as Marias, pela força e capacidade de sobrevivência.

  4. natanael dos santos disse:

    Quando assisti aoS filmeS no Festival Animamundi, aqui no Rio de Janeiro, fiquei convencido de que temos animadores com perfis que se incluem na lista dos melhores do mundo. Particularmente quero salientar a magnitude do curta VIDA MARIA, que emociona e que nos leva a repensar sobre o mercado brasileiro de animação, que em detrimento deste,a mídia nos impinge valores estrangeiros. Quero parabenizar o Marcio, esse diretor/produtor que mostra sua raça em veicular sua obra mostrando que existem proções refinadas além do eixo Rio-São Paulo. VIVA O ANIMAMUNDI!!! VIVA A GARRA DE MARCIO RAMOS!!!

  5. Lara Gurgel. disse:

    hum, minha professora mandou a gente procurar sobre isso, eu eu lendo as coisas eu fiquei incrvelmente CHOCADA, as vezes a realidade é tão clara, que a gente tenta esconde-la. Parabéns ao Marcio Ramos. :D

  6. WANYA disse:

    QUANDO ASSISTI O CURTA FIQUEI EMOCIONADA EM PERCEBER O QUANTO É DURA E PERSEGUIDORA A VIDA DOS SERTANEJOS-NORDESTINOS, POR UM INSTANTE ACHEI QUE SERIA UMA REVIRAVOLTA,UMA ESPERANÇA,UM A MUDANÇA, NO ENTANTO FIQUEI A REFLETIR QUANTAS VEZES DEIXAMOS DE FAZER ALGO POR FALTA DE ESTÍMULO E DESACREDITADOS DA VIDA,PORÉM MUITOS CONSEGUIRAM DÁ A VOLTA POR CIMA E VENCER NA VIDA, ESPERO QUE AS “MARIAS” COMECEM A SONHAR E A LUTAR PELOS SEUS IDEAIS,ESTEJAM ELAS ONDE ESTIVER. PARABÉNS MÁRCIO RAMOS POR RETRATAR ALGO TÃO REAL.

  7. MÁRCIA VERTUANI disse:

    Excelente animação! Vida Maria revela o quanto é difícil ser protagonista da própria vida sem que haja um estímulo externo, principalmente quando se trata de figuras que consideramos autoridade sobre nós nos nossos primeiros anos.
    Maria José impõe à sua filha maria de Lourdes o mesmo destino que o seu: trabalhar na roça, casar e ter um filho atrás do outro.
    Momento impressionante do filme, ao meu ver, é quando Maria deixa o pilão e começa a olhar para a imensidão do céu, é como se eu pudesse ouvir sua voz interior nessa cena, dizendo:
    - Que mundo imenso, e eu aqui, fadada a viver a vida que meus pais me impuseram.

    Maravilhoso!!! `Parabéns Márcio Ramos

  8. José Marcos Cardoso - Palmas/TO disse:

    Realmente todos os comentários são excelentíssimo, mas em uma analise mais criteriosa do Filme, imaginamos que de uma forma, todos nós já fomos ou somos “Maria”, seja na vida profissional, amorosa, familiar ou com tudo que a sociedade nos impõem, e somos obrigados a aceitar, sem questionar ou ao menos dizer o que pensamos, apesar da livre iniciativa da comunicação.

  9. carlinha disse:

    amei seu filme dretor pois atraves dele vemos que a vida nao é brincadeira

  10. Marcio Ramos disse:

    Gente,

    obrigado pelas palavras gentis e por toda a energia dedicada a mim pelo meu/nosso querido VIDA MARIA!
    Foram 2,5 anos dedicados a um filme que mudou a minha vida pessoal e profissional.
    Esse filme já rodou o mundo inteiro!
    Já recebeu 55 prêmios em festivais de cinema nacionais e internacionais.
    Já distribuí mais de 3000 cópias dele por todo o Brasil.
    Caso alguem queira o filme, entra no meu site http://www.viacg.com e lá vc. vai encontrar informações de como adquirir o DVD do VIDA MARIA.
    Um grande abraço a todos e mais uma vez muito obrigado!
    Parabéns ao EITAPIULA pelo Blog!!!

  11. Gilvana disse:

    curso o 3º período de letras e nessa semana pude assistir ao filme. É bastante forte e nos leva a reflexão, o quanto é importantge o icentivo dos nossos pais em busca de um sonho…

  12. Cleudimar disse:

    Nas muitas discussões sobre relações de gênero e sexualidade, vejo o quanto a mulher, principalmente nordestina, viveu e ainda vive em uma cultura alicerçada em que a mesma nasceu para cuidar de casa e filhos vejo presente meus pais e avós e ao mesmo tempo surpreendo-me com a força e determinação das mesmas, são vitoriosas. Parabéns as muitas Marias espalhadas neste Brasil a fora.

  13. Achei filme vida maria muito revelador da situação da falta de perspectiva qeu ainda existe em vairas regiões do Brasil e me ajudou muito no trabalho do Conselho Tutelar.

  14. ueliton disse:

    grande Marcio, parabéns pela sua obra. seu filme é de uma sensibilidade sem igual, a partir dele pode-se constatar o quanto a mulher nordestina tem sido ferida em sua subjetividade, nele ficou notório o que vem acontecendo a séculos: preconceitos, estigma,rótulos, esteriotipos, exclusão social,indiferença.Contudo, sua mensagem ficou clara de que há solução para este problema, o acesso a uma educação de qualidade e às políticas públicas.

  15. Rosangela Congo disse:

    foi um dos melhores longas que assisti gostaria muito de comprar este dvd se fosse posssivel que me mandasse uma conta e o seu telefone onde pudessemos nos comunicar beijos Rosangela

  16. Juuliiiaa disse:

    :D Linddddddaaaaaaaaaaaaaaaaaaa

  17. Juuliiiaa disse:

    Tipo que eles adoram pode ser menina pode ser menino mais sao garoto e garota posso falar mal de vooç mas vooç eu amigo de jorge e matheus e de deus a :D
    agalera levanta a mao e o pe do chao vaiiiiiiiiii
    vaiii
    vaiii
    vaiii
    vaiii
    vaiii ]

    :D :D :D :D
    tira o pe do chao vai vai vai

    vamo fala deles mas posso sem tir voooç ;///

    mas eu tee amoo deeemaííss

    de voooç ;///

    amol

    beijoo Juulia
    :D

  18. foi um dos melhores longas que assisti gostaria muito de comprar este dvd se fosse posssivel que me mandasse uma conta e o seu telefone onde pudessemos nos comunicar beijos Rosangela

  19. Jéssica disse:

    um dos filmes mais emocionantes e realista que já vi
    assisti na escola minha professora mando escrever algo sobre vida maria esses comentarios me ajudaram muito.
    Parabéns!adoro seu trabalho e dedicação Marcio Ramos.

  20. Márcio Ramos disse:

    Olá a todos!
    Obrigado pelo carinho de todos vocês. O Vida Maria tem feito um trabalho magnífico em todo o Brasil, servindo de ferramente de mudança social.
    No meu site http://www.viacg.com tem informações de como adquirir o DVD, além da trajetoria de prêmios em festivais de cinema que o filme obteve.
    Um grande abraço a todos.

    Márcio Ramos

  21. bianca disse:

    eu adoreia história e otima xau

  22. adriana santos disse:

    ideia notavel,apresentou uma realidade de forma clara e bastante chocante quando vista por esse ângulo. dez!!

  23. jose wellington disse:

    O filme expressa mais que uma realidade material, antecede à materialidade da vida de Maria, a sua concepção cultural, e suas crenças a partir da educação descendente. Porém, como mudar isso? Esse é um grande dilema no Brasil, mas como alterar os valores que “funcionam” bem numa vida dura e pobre? Está na educação o mote principal? Talvez, mas educar o quê? Português, matemática, física, química, … ? Será isso o necessário e fundamental para alteração cultural da vida de Maria? Não, isso, na verdade, passa ao largo. É necessário uma educação diferenciada, a questão parece óbvia, o difícil é a prática. Escolas que formem cidadãos, que desenvolvam discernimento crítico. Núcleos de discussões e estudos sobre o próprio meio de vida, onde famílias podem se compreender melhor, orientadas

  24. Edgardo disse:

    Desearia saber dónde puedo bajar o conseguir el video vida María, espero respuesta, agradecido, Edgardo

  25. katia coelho melo lopes disse:

    Eu me emocionei muito, não canso de rever muitas vezes,este filme é muito bem elaborado e retrata muito bem o destino das mulheres nordestinas que não tem oportunidades de crescimento intelectual, e que sem poder escolher vivem a miséria da vida e contribuem sem escolha para o crescimento da população nordestina, a poder de muito sofrimento e resignação.Precisamos divulgar para que alquem algum dia possa fazer mudar tudo isto,vamos falar muito sobre isto para que não caia no esquecimento.

  26. marcilene disse:

    muito tocante,