Quando se fala de melhor piloto de Fórmula 1 aqui no Brasil, não se tem dúvidas, e a resposta vem na ponta da língua: é o brasileiro Ayrton Senna que vem a memória. Mesmo 14 anos depois de sua morte, sua fama, carreira e conquistas são inesquecíveis. Mas parece que não é só em seu país que ele tem o reconhecimento garantido. Uma pesquisa feita pela revista britânica Autosport com 217 pilotos de F-1 aponta nada menos que Ayrton Senna do Brasil como o melhor pilotos de todos os tempos.

ayrton-senna-do-brasil

O tricampeão foi eleito dentre pilotos de todo o mundo e ganhou destaque pela competitividade, conhecimentos mecânicos e eletrônicos além de sua coragem para lidar com momentos difíceis na pista. Ele também era conhecido por ser fera nas pistas molhadas, uma dificuldade comum para pilotos. Seus três títulos foram conquistados 1988, 1990 e 1991, obteve 41 vitórias e 65 poles positions em um total de 162 Grandes Prêmios.

Mas o brasileiro faleceu precocemente aos 34 anos em um trágico acidente durante o GP de San Marino em 1º de Maio de 1994.

Segue abaixo a lista com os 5 posições dos melhores pilotos de todos os tempos e um vídeo em homenagem à vida do nosso querido brasileiro:

1 Ayrton Senna (Brasil)
2 Michael Schumacher (Alemanha)
3 Juan Manuel Fangio (Argentina)
4 Alain Prost (França)
5 Jim Clark (Inglaterra)

Comentários

  1. Editorial Clube de Autores

    ——————————————————————————–
    Edvaldo Pereira Lima lança obras sobre Ayrton Senna pelo Clube de Autores

    Posted: 14 Dec 2009 02:00 AM PST

    Astro dos mais celebrados da história do esporte brasileiro, Ayrton Senna destaca-se tanto pelos feitos extraordinários nas pistas de corrida quanto pela sintonia alquímica com o povo o Brasil, transcendendo o campo da Fórmula 1. Mito, seu nome também batiza um notável processo de ação sócio-educativa que há anos transforma jovens e educadores em pessoas inspiradas para o sucesso na vida.

    É este quadro duplo o foco de Ayrton Senna Herói de um Novo Tempo, de Edvaldo Pereira Lima, livro em dois volumes publicado Clube de Autores. O primeiro volume, Memória de uma Saga de Êxtase e Dor, concentra-se em 1994, reproduzindo um clima coletivo do trágico final da vida de Senna, buscando compreender o significado da ligação do ídolo com o povo brasileiro.

    O segundo, Um Gesto de Amor, acompanha a transformação do desejo do tricampeão mundial de Fórmula 1 em realidade, nas ações do instituto que leva seu nome.

    Senna é a figura central do livro, direta e indiretamente. Estão presentes nas páginas dos dois volumes, porém, tanto pessoas conhecidas publicamente quanto figuras anônimas. O propósito central da obra é extrair, da simbologia arquetípica da sua jornada de vida, sinais inspiradores para a superação construtiva dos desafios individuais e coletivos de nossa época.

    O autor, jornalista e escritor, professor universitário, vice-presidente da Academia Brasileira de Jornalismo Literário – ABJL -, explica a concepção de seu trabalho, que classifica como reportagem-ensaio: “Cada volume pode ser lido de maneira independente, pois constitui um texto completo com princípio, meio e fim. O primeiro reproduz praticamente o mesmo conteúdo de um livro que lancei em 1995. Serve hoje de testemunho histórico de um momento que talvez não tenha sido compreendido, então, com o foco transdisciplinar que lhe dou. O segundo tem conteúdo inédito, concentrando-se nessa história marcante de Senna cidadão, através do Instituto. Conceitos da psicologia de Jung e a Jornada do Herói, principalmente, ajudam a compreender o tema de fundo dos dois volumes, que é o desafio de auto-superação e transformação do ser humano. Por isso, ambos formam um conjunto integrado de múltiplos níveis de leitura.”

    Para conhecer e adquirir as obras, clique nos links abaixo:

    Memória de uma Saga de Êxtase e Dor (http://clubedeautores.com.br/book/9024–Ayrton_Senna_Heroi_de_Um_Novo_Tempo_1)

    Um Gesto de Amor (http://clubedeautores.com.br/book/9025–Ayrton_Senna_Heroi_de_Um_Novo_Tempo_2)

  2. fernando disse:

    Senna foi o melhor .

    quem só viu shumma nao sabe do q senna era capaz .