Mesmo com tantos anos de inclusão da internet, tantas mídias e redes sociais, ainda existem muitas dúvidas a serem dirimidas pelos usuários em relação à navegação na web. Um dos temas de maior recorrência que tenho visto nos últimos anos é sobre as siglas URL e RSS. Muitas pessoas confundem ou nem mesmo sabem o significado de cada uma. Aqui, vamos explicar de forma tutorial como utilizar as duas siglas e para que servem. Vamos lá!

Internet URL

O Que é URL?
Bom, URL significa ao pé da letra Uniform Resource Locator, que em português quer dizer Localizador Uniforme de Recursos. Em linguagem mais acessível, é um sistema de endereçamento da internet que diferencia a localização de cada site.

É o endereço que digitamos no browser (caixa em branco para digitarmos o endereço do site) para acessarmos uma página na web. Por exemplo, o site EitaPíula!net possui a seguinte URL:

http://www.eitapiula.com.br

O que geralmente se repete na URL é o prefixo – protocolo (HTTP://www.)
O que diferencia é o nome do site e seu domínio, este pode ser .br; .ar; .com; ou .net como o EitaPíula!net.
sse endereço identifica:

Definição URL vídeoEntão, quando pedirem para você confirmar algum cadastro que você realizou; o site deve enviar um e-mail automático para seu e-mail cadastrado; e, para ativar, você precisa acessar seu e-mail e clicar na URL indicada por eles, ou seja, você deve clicar no link com o endereço do site, ok?

O que é RSS Feed

O que é RSS Feed
RSS é um mecanismo na internet que permite aos usuários se inscreverem em sites para receberem as atualizações de seus conteúdos. Por exemplo, se você deseja receber o conteúdo do blog EitaPíula!net, basta cadastrar seu email no RSS do site e receber o conteúdo à medida em que o mesmo for atualizado. A função do RSS, também conhecido por RSS feed, é exatamente facilitar a vida dos internautas que visitam milhares de sites por dia.

Assim, é possível receber por e-mail vários conteúdos de diferentes sites sem precisar sair visitando cada site por vez. Mas, atenção: cada site possuí seu endereço de feeds RSS e se quiser receber de sites diferentes, precisa cadastrar seu e-mail em cada umd eles.

Vídeo sobre Feed