Fazer compras na internet ainda é um mito para muito gente. O fato de ser um negócio virtual cria a ilusão que, de fato, não existe uma aquisição real. O que não é bem verdade! Seja pela insegurança ou pelo simples fato de não saber como proceder corretamente, muitas pessoas acabam optando por deslocar-se, indo a lojas tradicionais em suas cidades. Mesmo assim, essa cultura online está se fixando e, a cada dia, conquista maior número de adeptos, inclusive eu.

compras-internet

Somente ao longo deste ano, adquiri vários produtos em compras on line. Desde livros, produtos de beleza à eletrodomésticos. E acreditem: adquirir produtos de boa qualidade, em sites seguros e, o melhor, com preços bem aquém do esperado. Ou seja, sai ganhando. Por isso, para ajudar a você perder esse medo, coloco algumas dicas a seguir que vão lhe auxiliar na pesquisa e aquisição do que você desejar na internet. É simples, fácil e bem prático. Vamos lá!

compras-on-line

1. Primeiro de tudo, analise se há vírus em seu computador. Atualize seu antivírus ou baixe um se você não tiver. É importante tanto para compras, quanto para segurança em qualquer ação sua na web;

2. Escolha um de seus e-mails para utilizar no cadastro de sites. E atualize regularmente sua senha;

3. Em relação a senhas, crie sempre as mais dificeis de alguém descobrir. Nada de data de nascimentop ou seu nome. Seja criativo e guarde-a. Nunca forneça sua senha a ninguém.

3.1 tente fazer a compra no computador de casa e evite realizar essas ações em computadores que você desconhece sua segurança;

4. A última ação antes da pesquisa e da compra lembre-se: para sua segurança, feche todos os programas de compartilhamento de arquivos (como o dreamule, easyshare, rapidshare, etc.) e os programas de mensagens instantâneas. Eles não podem nem estar abertos nem na barra de tarefas de seu computador. essa medida ajuda a prevenir a entrada de virús, dentre outras coisas.

5. Agora pesquise a vontade. Mas dê preferência a sites mais conhecidos (pergunte a alguém que já comprou e deu certo), ou olhe os sites de loja que você já conhece;

6. Ao achar o produto pesquisado, vamos a alguns detalhes importantes:

* verifique se há comentários de usuários que já compraram o produto e veja se estão satisfeitos, quais as vantagens, desvantagens dele e compare com o que você almeje dele;

* verifique se há compradores antigos e tente também tirar suas dúvidas com o suporte ou contato;

* Geralmente os sites exigem que você se cadastre. Primeiro veja se é realmente necessário. Depois, olhe o conceito do site e NÃO DEIXE DE VER a Política de privacidade do site antes de colocar quaisquer de seus dados lá.

* Depois de escolhido, vá a parte de compras e escolha a forma de pagamento. A dica que dou é: se você vai pagar à vista, o que sai até com descontos, prefira o boleto bancário – com ele você não precisará colocar dados de cartão e correr outros riscos de segurança de dados pessoais.

* Se seu pagamento for através de cartão tenha os seguintes cuidados anteriores: por conta de possíveis clones, tome providências como pagar seguro roubo ou perda de cartão. Se ele, por acaso, for extraviado, você será ressarcido pela empresa ao qual seu cartão está filiado.

7. Antes de efetuar pagamento, verifique as condições e termos de contrato, se existe a possibilidade de troca; se o envio é garantido e se existe a possibilidade de devolução de dinheiro. Se o site oferece todas as informações e assegura tudo o que foi proposto, não se esqueça de verificar e copiar a descrição do produto;

8. Guarde o número do pedido, peça uma forma de rastreamento pelos correios e acompanhe seu pedido, junto com o prazo que foi estipulado pela loja virtual.

9. Se tiver alguma dúvida, consulte o contato que lhe foi fornecido pela loja e pergunte tudo o que desejar.

10. Agora é só aguardar!

Acreditem, a internet também é um meio seguro para adquirir seus presentes ou dá-los para alguém. Apesar de algumas inseguranças, é possível ser um cliente virtual bem satisfeito! Eu mesma estou viciada pelos shoppings online. Encontrei descontos valiosos, fretes grátis, dentre outras vantagens que aproximam cada vez mais consumidores. Aproveite!

Comentários

  1. Junior disse:

    Compro pela internet a um bom tempo, e aproveito para recomendar que quando for desembalar o produto se possivel faça isso filmando, pois se o produto vier danificado visualmente fica mais facil de provar que não foi vc quem quebrou, deixando a responsabilidade pra loja ou para o sistema de entrega. Abraço

  2. Alfredo disse:

    Você pode comprar sem medo em sites que são medalha outro e-bit. Uma loja e-commerce que compro sempre é na BJSantos http://www.bjsantos.com.br lá da pra acompanhar o rastreio junto a transportadora e recebi tudo ok sem problemas. E a compra é rápida e segura. Recomendo.