Não sei se vocês acompanharam o caso de uma repórter nos Estados Unidos que sentiu um AVC ao vivo durante a transmissão do Grammy. Mas o vídeo foi disponibilizado na internet e, em poucos segundos, dá pra sentir os sintomas de uma doença que pode afetar qualquer pessoa, independente de sexo ou idade. Confira o vídeo:



Como já presenciei alguns casos de AVC na minha família, me sinto na obrigação de compartilhar um pouco da informação que sei sobre o assunto. Gostaria que vocês também me ajudassem com comentários e dados pertinentes a esta doença que cresce assustadoramente no país.

Antes de tudo. É importante lembrar: As informações contidas neste post são de ordem pessoal, não substituindo procedimentos e/ou conselhos profissionais e consultas médicas! Tem a mera intenção de informar a população e chamar a atenção para a importância sobre a doença!

tops-de-derrame-avc

Mas, afinal, o que é um Acidente Vascular Cerebral?

Conhecido popularmente por derrame cerebral ou AVC, é uma doença que se caracteriza por uma diminuição na função neurológica refletindo no sistema nervoso central. E outras palavras, trata-se de um distúrbio na circulação do cérebro, prejudicando o deslocamento de oxigênio no cérebro e podem levar a lesões reversíveis ou irreversíveis pelo corpo.

Quais os Sintomas?
Depende do tipo de acidente vascular que o paciente esteja sofrendo. Mas, no geral, eles apresentam o seguinte quadro: fraqueza, distúrbios visuais, perda sensitiva, alterações na linguagem e na fala; convulsão; entre outros.

O que pode Causar?

Alguns fatores são considerados de risco entre as pessoas que sentiram AVC: hipertensão arterial, doença cardíaca, diabete, tabagismo, hiperlipidemia, uso de pílulas anticoncepcionais, álcool, dentre outras doenças que possam interferir na coagulação sanguínea.

Como Prevenir?
Ter um acompanhamento com um médico especialista com consultas e exames é o melhor meio de prevenir a doença!

Para mais informações:
AVC.com
Saude.abril.com
PutsGrilo!
DrauzioVarella.com.br
Saude em Movimento